Portugal - Dia 4 - LISBOA - Belém - 27/12/2017

1) Começamos o dia bem cedinho fazendo nossa RENOVAÇÃO DE VOTOS DO CASAMENTO (Boda de Papel - 1 Ano de Casados), tendo como cenário a Torre de Belém e o Monumento Padrão dos Descobrimentos.

Iniciando o roteiro:

2) Por volta de 10h da manhã, assim que terminamos o ensaio dos votos, fomos direto tomar um café no PASTÉIS DE BELÉM. É uma casa que funciona desde 1837, hoje com produção industrial. Um MUST em Lisboa para saborear o famoso Pastel de Belém (que é daqui). Chegamos num bom horário e já pegamos fila (pouca ainda), mas VALE MUITO A PENA!

3) O Mosteiro dos Jerônimos foi solicitado no final de século XV e a construção durou 100 anos. Foi concebido para ser um mosteiro à entrada de Lisboa, perto das margens do Rio Tejo. Uma fachada de mais de 300 metros, e arquitetura manuelina com elementos do gótico e renascimento.

*DICA*: Chegamos no meio da manhã (por volta de 10h30-11h00) e a fila já era imensa para bilheteria. Resolvemos encarar porque não deixaria de visitar este local. Haviam MUITOS turistas do mundo todo e vendedores ambulantes, o que eu vi estava vendendo pau de selfie, ele anunciava em inglês inclusive, para chamar os turistas. Ofereceu ao meu marido, que respondeu "Não, obrigado", em português. O ambulante perguntou se éramos brasileiros, ao ver que sim, nos deu uma dica (o restante das pessoas na fila, na nossa frente e atrás ficaram sem entender, rs). Há uma banca na frente do mosteiro, quase em frente à bilheteria, onde também se pode comprar ingressos, mas ninguém sabe. Com ingresso em mãos, não precisa ficar na fila, é só entrar direto. O ingresso na bilheteria do mosteiro custa $8Euros, na banca $10Euros, mas pagamos um pouquinho a mais e cortamos acredito que 1h de fila. Com o roteiro apertado do dia todo, valeu a pena!

4) Jardim da Praça do Império: Fica em frente ao Mosteiro dos Jerônimos, foi construído em 1940. O Lago Central apresenta brasões atribuídos a navegadores do período dos descobrimentos.

5) Ao lado, fica o Jardim Vasco da Gama (ou Jardim de Belém), em homenagem ao navegador português, que foi construído na década de 1980.

Neste local, há o Pavilhão Tailandês, feito a pedido de uma princesa tailandesa em visita a Lisboa. 100% montado de encaixes em madeira, sem pregos ou parafusos.

6) Jardim Afonso de Albuquerque: o terceiro jardim na sequência, em homenagem ao governador da Índia do início do século XVI. Fica na Av. da Índia, no Distrito de Belém.

7) O Pedro parou para tomar uma cerveja ao lado do Palácio Belém (não lembro o nome) e pegamos chuva na sequência do passeio, almoçamos rapidamente num local que encontramos sem fila: Pastéis de Cerveja (ou Beer Cake). É um restaurante simples, porém muito gostoso (há diversos outros adjacentes).

8) Jardim Botânico Tropical: preservação de plantas vivas, de uma xiloteca (madeiras), de um herbário e outras coleções zoológicas. Neste dia, vimos aqui uma exposição sobre o Brasil (temporária).

9) Palácio de Belém: residência oficial do Presidente da República Portuguesa. Visitamos somente a fachada, para priorizar o passeio seguinte.

10) MUSEU DOS COCHES: definitivamente foi um dos meus passeios preferidos em Lisboa. Coches datando desde o século XVI até início do XX. História maravilhosa de se ver na frente dos olhos. Detalhes que IMPRESSIONAM. Coches de reis e papas, assim como nobres e outros transportes.

11) Do passado direto ao futuro: MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia.

Apesar de ser arquiteta, me decepcionei um pouco, acho que porque me identifico mais com coisas reais do que virtuais (apesar de gostar de redes sociais e internet). Ele traz experiências 100% sensoriais, mas não é mais legal do que o Museu do Amanhã no RJ. A parte externa (gratuita) vale a pena conhecer. A cobertura é espetacular com vista ao Rio Tejo.

12) Fechando o dia, à noite, após retorno em hotel, o Pedro combinou em um shopping com um vendedor do OLX para buscar um long john. Acabamos fazendo uma pequena visita em supermercado. Foi uma super experiência, bacana ver como as coisas funcionam na Europa. O carrinho é diferente e tem um sistema de "chave" (moedinha) para devolução obrigatória, que super funciona. As sacolas são mil vezes mais resistentes e a decoração... :)

Dia 3 <-> Dia 4 <-> Dia 5

Sobre mim
Criei este blog por puro hobby. Sou arquiteta, trabalho em uma empresa e amo meu trabalho e carreira. Sempre que for possível mostrar algo de arquitetura relacionado à minha vida pessoal, irei mostrar. Ainda desejo reformar mais meu lar e contar como fiz tudo! Me considero uma pessoa positiva e futurista, que não olha para o passado, somente sempre a frente! O que mais amo é sonhar! Realizei um grande sonho, encontrei o grande amor da minha vida! Hoje meu sonho é estar ao lado dele todos os dias e juntos conhecermos o mundo! Ter sido noiva foi uma das experiências mais encantadoras que tive na vida! Ter feito intercâmbio no Canadá foi a primeira experiência incrível da minha vida! Foi quando me abri ao mundo e agora desejo conhecê-lo todo! Quero casar todos os dias, todos os anos, amar demais, viajar demais! =) Também amo escrever e amo fotos! Por isso, o blog!
Venho aqui dividir tudo que fiz no meu casamento (que foi simples de baixo custo) e tudo que farei nas viagens e bodas futuras!