Uruguai Dia 4 - Montevideo
- Estela
- 10 de ago. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 10 de nov. de 2021
Neste dia nós exploramos o Centro Velho, cidade histórica de Montevideo. Deixei este roteiro para uma quarta-feira por conta de alguns museus serem gartuitos.
A Cidade Velha é um bairro portuário com construções antigas e muito da história da Independência do Uruguai da Espanha - declarada por Jose Artigas (houve uma segunda independência uruguaia, do Brasil).
1) MAUSOLÉU ARTIGAS
O primeiro ponto na Plaza Independência foi a Estátua do Artigas, que abriga um Mausoléu no subsolo. As paredes do Mausoléu contam a história da vida dele, do nascimento à morte e no centro uma urna enorme com as cinzas, protegidas por 2 guardas fardados. Foi bem impressionante, foi a primeira vez na vida que visitei um mausoléu.
2) MUSEU DA CASA DO GOVERNO
Conta a história dos presidentes. Não podia tirar foto dentro, tiramos só do lado de fora, mas é todo muito bonito e rico em informações para amantes de história e política. Entramos de graça na quarta-feira. Fica na Plaza Independencia, em frente à estátua.
3) PALÁCIO SALVO E MUSEU DO TANGO
Também em frente à estatua na Plaza Independencia, quase ao lado, de esquina com o Museu do Governo. Um prédio antigo, muito bonito. Tem visitação com guia de 1h ao prédio, não fizemos devido horário do roteiro. Fizemos apenas a visitação do Museu do Tango que fica no térreo deste edifício. Eu amei este museu, ele conta a história do início do tango, que não aconteceu somente na Argentina, mas também no Uruguai e toda a história sobre a composição de La Cumparsita, o tango mais famoso do mundo, cujo compositor é uruguaio (o resto da história vou deixar aos futuros visitantes).
4) PLAZA INDEPENDÊNCIA
E as fotos da Plaza Independencia, além de seu entorno descrito acima. Ainda antes de adentrar o portal da Cidade Velha.
5) PORTA DA CIDADELA
O portal que se abre a partir da Plaza Independencia, para a Cidade Velha. É o marco inicial da cidade. A partir deste ponto se inicia o Paseo Sarandí (um calçadão de pedestres).
6) TEATRO SOLIS
Andando um pouco, chegamos no Teatro Solís. É o principal e mais imponente teatro da cidade (como o Municipal de SP), onde acontecem as apresentações mais importantes. Existe um horário específico para visitações no interior, que acabamos não fazendo neste dia (perdemos o horário de 12h). Quase ficamos para comprar um concerto clássico para noite, mas estava esgotado.
7) PLAZA CONSTITUICION
Andando um pouco mais nas ruazinhas de pedestres, chegamos na Plaza Constituicion. Aproveitamos um pouco sentados lá, contemplando e ouvindo música de rua.
8) RESTAURANTE LA CORTE
A ideia para este dia era caminhar um pouco mais e almoçar em um dos restaurantes da Praça de Alimentação do Mercado do Porto, aqui mesmo na Cidade Velha. Porém, paramos neste restaurante na Plaza Constituicion - La Corte - e achamos um lugar encantador escondidinho, pois a porta/entrada é bem pequena, e lá dentro enorme e bonito. A refeição foi excelente e também achamos muito baratos os restaurantes lá (em torno de R$100,00 por casal gastávamos nos almoços/jantares). Apenas como dica de roteiro: no Mercado do Porto ficam os churrascos ao ar livre na frente dos clientes (mas também vimos no dia anterior no Garcia em Punta Carretas). Como curiosidade, também vimos muito comum no Uruguai a sobremesa (postre) de Pudim com Doce-de-leite (hummm).
9) IGREJA MATRIZ
Asim como o teatro, a principal igreja da cidade. Foi a maior que entramos nesta viagem. As fotos falam por si! Fica na Plaza Constituicion.
10) PLAZA ZABALA
Andando pouco mais à frente em direção ao porto, chegamos na Plaza Zabala. É uma praça mais simples, em relação às duas anteriores. Tivemos aqui um dos momentos mais divertidos da nossa viagem. Era muito fácil vermos muitos velhinhos nas ruas no Uruguai, e muitos deles vinham falar conosco quando percebiam que éramos turistas, principalmente brasileiros. Um senhorzinho nos parou aqui, ele falava português e contou várias histórias e dicas da região! :) Também presenciamos um casamento no caminho das ruazinhas (era algum cartório neste local).
11) CAFÉ BRASILEIRO
Andamos até o Mercado do Porto, vimos alguns restaurantes lotados. E andamos um pouco nas ruazinhas mais próximas do Porto, que neste ponto não eram tão bonitas e fomos embora rápido, por insegurança inclusive. Começamos o caminho de volta e paramos no Café Brasileiro, onde tomamos um chocolate quente da tarde, que ajudou esquentar neste dia frio. Não vimos nada de muito brasileiro neste lugar, além do nome, rs... mas o chocolate estava delicioso!
12) MUSEU TORRES GARCIA
A última parada no fim da tarde, no caminho de volta, visitamos o Museu Torres Garcia, do maior artista uruguaio (pintor, escultor). No Paseo Sarandí, próximo da Porta da Cidadela. Demos a volta, percorremos toda a Cidade Velha, e encerramos este dia de roteiro aqui.
댓글