Portugal - Dia 6 - PORTO & VILA NOVA DE GAIA - 29/12/2017
- Estela
- 14 de jan. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de nov. de 2021
Nosso plano inicial em Portugal eram 10 dias na região de Lisboa, inclusive com hotel acertado. Porém, foram diversas indicações para irmos para Porto, e então resolvi fazer um bate-e-volta de trem!
Partimos 7h da manhã, da Estação Oriente em Lisboa (ao lado do nosso hotel, em Parque Nações), chegando às 10h na Estação Campanhã em Porto.
1) De Campanhã, fomos de metrô para Estação São Bento, com o mesmo bilhete do trem (e não tem catraca).
Início do roteiro de PORTO:


2) A Estação Porto São Bento, início do nosso roteiro em Porto, tem o edifício de influência francesa, célebre pelos painéis de azulejo.
3) Manhã ainda, fomos ao Café Majestic, prédio histórico deslumbrante e refeição magnífica de sabor!
Aqui em Porto (norte de Portugal), o famoso Pastel de Belém se chama PASTEL DE NATA!
4) Igreja Santo Ildefonso: na Praça da Batalha, construída em 1739, com detalhes barroco, neo-clássico e rococó.
5) Praça da Batalha: diz-se que foi palco de batalhas entre moradores da cidade e invasores no século X, originando um arrasamento na cidade.
6) Igreja de Santa Clara: do século XV, talhada em ouro no estilo Barroco Joanino.
7) Sé do Porto: um dos principais e mais antigos monumentos de Portugal, no centro histórico de Porto. Passou por alguns estilos do românico ao gótico e a conclusão data do século XII.
8) A Sé fica em ponto alto, e dali parte uma escadaria em meio a casinhas típicas, descendo até o Cais do Porto. Um caminho delicioso europeu, uma das minhas partes preferidas da viagem! No cais, degustamos de Vinho do Porto - em Porto :D
9) Depois de um delicioso vinho, fizemos o Passeio de Barco das 6 Pontes, no Rio D'Ouro, que separa Porto e Vila Nova de Gaia, uma das paisagens mais impressionantes que já vi na vida!
10) E então atravessamos a Ponte Luis I para chegar em Vila Nova de Gaia, a cidade do outro lado do rio, onde de fato os vinhos são fabricados (imposto mais barato), para serem vendidos em Porto.
11) E repetimos a paisagem fantástica com o passeio na Telecabine de Gaia.
12) Em Vila Nova de Gaia, passeamos pelo Cais, entramos em uma Cave e degustamos vinho (delicioso), e almoçamos em um restaurante - San Martino, também delicioso (lá tudo é realmente bom, não tem nada ruim).
13) Já fim do dia, fizemos a pé o caminho de volta. Ainda no cais em Porto, compramos queijos e vinhos. Subimos as escadarias de volta e já noite fomos até as históricas Igrejas do Carmo e Carmelitas. Duas igrejas enormes uma ao lado da outra, com uma casinha estreita no meio. Igrejas Barroco/Rococó do século XVIII.
14) E para terminar lindamente o dia, antes de retornar ao trem, passamos na Torre dos Clérigos e ficamos um bom tempo deslumbrando a paisagem. A Torre dos Clérigos abriga o relógio mais pontual do mundo: ele atrasa 1 segundo a cada 65mil anos.
Comments