top of page

Casa nova ou reformada: cores e significados

QUEM CASA QUER CASA! Este post é para quem está construindo, decorando, planejando algo ou tem a intenção de melhorar seu ambiente!

Já passei por esse processo e é uma delícia, ter nosso espaço tão sonhado para viver com o amor da vida! Ou até mesmo sozinho (eu morei sozinha por 10 anos antes de casar).

Nem sempre é possível fazer a decoração mais maravilhosa, o momento já é de muitos gastos, mas tem coisas MUITO SIMPLES que mudam toda a cara de um ambiente, como por exemplo - AS CORES.

Eu sou arquiteta, já dei aula de metodologia visual, já ganhei um concurso de desenho com relação de cores e recentemente me certifiquei em Feng Shui, por isso tudo o que estou colocando aqui é meu conhecimento profissional e eu sei que a influência das cores nos ambientes é algo que realmente acontece!

O texto abaixo sobre cores é um resumo do livro "Feng Shui - Sua Casa em harmonia" (autora Mon Liu - Edição Caras).

Dicas:

AMARELO – cor do sol, produz sensação de riqueza, alegria e aconchego. Estimula apetite, intelecto, otimismo e criatividade. Na casa, é bom para sala de jantar, mas pinte uma única parede, não o ambiente todo. O amarelo em excesso no ambiente causa muito alvoroço nas conversas e todo mundo fala ao mesmo tempo e ninguém ouve ninguém.

AZUL – é purificante e calmante. Estimula a paciência e a busca da verdade interior. Deve ser evitada por pessoas com tendência à depressão, pois incentiva a introspecção. Bom para escritórios, salas de estudos e pesquisas, onde se exige mais concentração. Não pinte de azul o quarto de uma pessoa depressiva e/ou introspectiva.

BRANCO – lembra paz e purificação. Altamente estimulante, proporciona sensação de limpeza, frieza e claridade. Usar em tetos, pois reflete melhor a luz, e em corredores, despensas e locais pequenos, já que amplia o espaço físico.

CINZA – associado ao medo e à depressão. Evitar o uso em paredes. Se usar a cor gelo em paredes, equilibrar sempre com detalhes em cores vibrantes.

LARANJA – Extremamente energética. Ativa a intuição e o bem estar. Estimula a alegria, a criatividade e o apetite. Convida ao auto-conhecimento. É a cor de cura universal. Tem a força da cor vermelha, mas não é agressivo. Uma parede pequena na cor laranja alegra o ambiente. Pode ser usado em copas e salas de jantar. Em tonalidades mais claras, em dormitórios e escritórios de pessoas que trabalham com criatividade. Nesse caso, equilibrar com o azul.

LILÁS – é a cor da espiritualidade. Ativa a intuição. Não usá-la em excesso. Os homens, em geral, inconscientemente, não costumam simpatizar com esta cor em dormitórios. Excelente para altares e cantos de meditação. Em tons mais claros, pode-se usá-la em dormitórios de meninas. Não pinte de lilás o quarto do casal (é desestimulante sexual).

PRETO – evitar em paredes residenciais. O uso em detalhes é sofisticado, demonstra classe e tem peso grande numa ambientação.

ROSA – Relaxa e estimula o amor e o carinho. Aconselhado para levantar a auto-estima e autoconfiança. Bom para dormitórios e salas de estar.

VERDE – remete à esperança. Equilibra, refresca e purifica. Está associado à saúde e à cura. Ele é o resultado do amarelo (estimulante) com o azul (introspectivo). Bom para lugares em que recebam pessoas com problemas de saúde e em situações estressantes. Ajuda a equilibrar o dia-a-dia.

VERMELHO – é estimulante se usado em detalhes. Proporciona sensação de sucesso e força e aproxima as pessoas. Utilizado em grandes áreas pode estressar. Em uma parede pequena em local de passagem transitória pode ficar agradável. Um detalhe ou um espaço pequeno em vermelho no quarto do casal é estimulante sexual (cor da paixão), porém cuidado com os excessos!

Uma dica final: Ter plantas vivas na casa colabora muito para a prosperidade da família!

E para terminar, deixo apenas o conhecimento mesmo, acho que poucas pessoas sabem o que é o Feng Shui ou mesmo que ele existe: é uma técnica chinesa sobre a energia aplicada nos espaços e como o espaço pode ser melhorado para ativar na residência da família que mora na casa os seguintes aspectos: Trabalho, Espiritualidade, Família, Prosperidade, Sucesso, Relacionamentos, Criatividade e Amigos.

Não vou me estender ao tema aqui porque é hiper amplo e quem se interessar pode procurar uma Consultoria Profissional. Quem estiver fazendo projeto com arquiteto pergunte sobre isso!

Sobre mim
Criei este blog por puro hobby. Sou arquiteta, trabalho em uma empresa e amo meu trabalho e carreira. Sempre que for possível mostrar algo de arquitetura relacionado à minha vida pessoal, irei mostrar. Ainda desejo reformar mais meu lar e contar como fiz tudo! Me considero uma pessoa positiva e futurista, que não olha para o passado, somente sempre a frente! O que mais amo é sonhar! Realizei um grande sonho, encontrei o grande amor da minha vida! Hoje meu sonho é estar ao lado dele todos os dias e juntos conhecermos o mundo! Ter sido noiva foi uma das experiências mais encantadoras que tive na vida! Ter feito intercâmbio no Canadá foi a primeira experiência incrível da minha vida! Foi quando me abri ao mundo e agora desejo conhecê-lo todo! Quero casar todos os dias, todos os anos, amar demais, viajar demais! =) Também amo escrever e amo fotos! Por isso, o blog! 
Venho aqui dividir tudo que fiz no meu casamento (que foi simples de baixo custo) e tudo que farei nas viagens e bodas futuras!
Posts Recentes
Arquivo
Contato

Nome *

Email *

Telefone

Assunto *

Mensagem *

Obrigado! Mensagem enviada.

bottom of page