top of page

Meu apê: Sala e Cozinha - Otimizando espaços pequenos

A arquiteta aqui finalmente resolveu criar este post! Aguardei um pouco uma oportunidade de ter o apartamento arrumado e também a Go Pro com bateria e funcionando, tudo no mesmo dia, pois só com ela para fazer fotos boas de cômodos bem pequenos.

Eu moro neste apartamento - em SP/capital - desde 2011, vindo antes de outro apartamento que eu já morava sozinha, anteriormente em Campinas/SP.

Sou muito confortável morando em apartamento pelas razões:

- Segurança

- Portaria (indispensável por segurança e para mim, que gosto de compras online e não paro em casa, mas retiro as encomendas rápido, sempre que chego à noite)

- Áreas de lazer, salão de festa

- Piscina (eu nem uso, mas o marido gosta)

- Não tenho e não pretendo ter cachorros e/ou outros animais, portanto não preciso de quintal

- Eu, particularmente, gosto de ter todas as partes da casa perto umas das outras, quarto perto da lavanderia, etc.

Meu apartamento tem aproximadamente 70m², contando a varanda gourmet.

A sala é aberta, sendo unificado estar e jantar (padrão). Eu não usei praticamente nenhum móvel do apartamento antigo de Campinas para cá, porque os tamanhos são diferentes. Quando eu peguei a planta do apê, já fui logo desenhando o layout, e criando os móveis exatamente do tamanho que eles deveriam ser para minha necessidade de espaço e funcionalidade.

Meu sonho era um sofá bem grande em "L" então desenhei o maior que coube e mandei fazer sob medida, e não foi caro, saiu mais barato do que muitos sofás prontos. Não me lembro o nome da loja, mas fica a indicação da Rua Jurubatuba em São Bernardo, bem próximo da capital, é uma rua conhecida por móveis de fábrica, por isso os móveis lá são bem mais baratos que em muitos outros lugares! Se estiver montando uma casa, tire um dia para bater perna mesmo por lá!

A mesa de jantar também desenhei e busquei comprar no tamanho exato que eu desejei, sendo em vidro e as cadeiras comprei o conjunto separado, combinando com o sofá e a cortina da sala.

A varanda gourmet eu fiz alguns anos depois, pois num primeiro momento o orçamento não deu, mas ela já estava pronta quando o marido veio morar comigo (2015). Também desenhei a mesa redonda, o melhor tamanho que coube, pois é uma varanda bem pequena. E montei nela também um mini bar, com a instalação dos armários planejados.

Todos os armários do apartamento são planejados sob medida, é a melhor forma de ocupar o espaço. Gasta-se um pouco com isso sim, mas quando se planeja tudo, é possível, eu me planejei financeiramente também para isso. Assim, como ainda há itens que pretendo reformar até hoje e será feito no devido momento.

A cozinha e lavanderia mantive os revestimentos da construtora, foi uma decisão financeira, mas pretendo mudar a parede da pia da cozinha em breve, e se tudo der certo, eu mostro a reforma. Os móveis também foram planejados, com o máximo de aproveitamento, detalhe para parte superior, em cima de geladeira e portas, desenhei tudo com o maior cuidado e o espaço ficou excelente.

A decoração é simples, eu usei muitos objetos que já tinha e/ou ganhei, eu não sou minimalista na decoração da minha casa, eu gosto de olhar todos os dias para as coisas que tem significado para mim, por isso são MUITAS fotos por todos os lados, quem me conhece das redes sociais (@estela_vtnal), sabe disso, que posto muita foto, e em casa não é diferente; muitas lembranças de viagens também. Sempre que viajo gosto de trazer algo para deixar em casa e lembrar sempre, assim como itens do casamento acabaram decorando também!

Deixo mostrando aqui por último também o "lavabo" de casa, que apesar de ser o banheiro social que deixamos para visitas (quando tem ocasião), acabou virando o banheiro do marido. São 2 banheiros no apartamento e com nossa rotina combinamos de cada um ficar com um. Quando há visitas, deixamos arrumadinho e tal, mas este é o banheiro dele, e o meu é o do quarto. Nos damos bem assim, funciona bem e está tudo certo!

Um móvel que reaproveitei do apartamento anterior foi o hack da sala, mas foi reformado com tampos brancos por cima da madeira, para combinar com a decoração atual e também dar um toque mais contemporâneo.

Vai ficar para um próximo post eu mostrar os quartos e meu closet, inclusive interferência de parede derrubada que isso causou e como fiz para não interferir em parte estrutural, isso sempre é muito importante e por isso acho bacana sempre que possível ter um profissional da área cuidando de todos esses detalhes, o espaço sempre vai ficar não só mais bonito, mas bem aproveitado e com a melhor funcionalidade para a necessidade de cada um! E abaixo fotos! Até o próximo post do apê :)

Sobre mim
Criei este blog por puro hobby. Sou arquiteta, trabalho em uma empresa e amo meu trabalho e carreira. Sempre que for possível mostrar algo de arquitetura relacionado à minha vida pessoal, irei mostrar. Ainda desejo reformar mais meu lar e contar como fiz tudo! Me considero uma pessoa positiva e futurista, que não olha para o passado, somente sempre a frente! O que mais amo é sonhar! Realizei um grande sonho, encontrei o grande amor da minha vida! Hoje meu sonho é estar ao lado dele todos os dias e juntos conhecermos o mundo! Ter sido noiva foi uma das experiências mais encantadoras que tive na vida! Ter feito intercâmbio no Canadá foi a primeira experiência incrível da minha vida! Foi quando me abri ao mundo e agora desejo conhecê-lo todo! Quero casar todos os dias, todos os anos, amar demais, viajar demais! =) Também amo escrever e amo fotos! Por isso, o blog! 
Venho aqui dividir tudo que fiz no meu casamento (que foi simples de baixo custo) e tudo que farei nas viagens e bodas futuras!
Posts Recentes
Arquivo
Contato

Nome *

Email *

Telefone

Assunto *

Mensagem *

Obrigado! Mensagem enviada.

bottom of page