top of page

Tutorial de viagem - montando roteiro no Google e outros sites

Um dos meus Hobbies preferidos hoje em dia é estudar o mapa do Google e descobrir coisas no mundo, pois ele tá dá inúmeras e infinitas possibilidades e recursos.

Com a internet fica muito fácil buscar informação local de um lugar que está longe de nós.

É uma escolha pessoal, mas prefiro não gastar com agência de viagem e/ou guia. Reconheço o valor de todo profissional na sua área, como arquiteta que sou, mas como na própria arte da decoração, existem opções - é isso que venho mostrar aqui.Tenho montado meus roteiros dessa forma recentemente:

1) Decidir o lugar e se é perto para transporte terrestre ou longe, com necessidade de avião. Para avião, dependendo do lugar - como EUA, por exemplo - é imprescindível tirar o visto antes de comprar qualquer item da viagem (pois o visto pode ser negado).

2) Para compra de passagem de avião: quanto antes, mais barato. A maioria dos vôos abrem por volta de 10 meses antes. É preciso pesquisar muito, trocando dias, pesquisando em horários diferentes, como de madrugada, testar diversas cias aéreas até encontrar o melhor custo. Eu aceito sugestões, mas indico os sites:

Aplicativo: Melhores Destinos - envia diariamente passagens promocionais, mas é preciso se encaixar nas datas que eles disponibilizam.

Fazendo a busca no decolar ou viajanet, se for destino múltiplo, teste todas as opções de ordem de destinos, teste horários, faça diversas simulações e cheque a necessidade de visto num eventual país de conexão, antes de finalizar a compra.

3) Bagagens - recentemente as regras mudaram no mundo todo. Há diversos tipos de tarifas, com bagagem incluída ou não. Confira nos sites das empresas aéreas, qual a regra de passagem comprada, cheque antes de viajar e preparar a mala.

4) Seguro viagem - é obrigatório para diversos países. Verifique a regra do local da viagem (site consulado). O Decolar.com vende seguros viagens e os bancos também vendem. Alguns cartões de crédito possuem benefícios, verifique com seu gerente do banco.

5) Com passagens compradas, destino definido, é hora de pensar no roteiro.

Se o roteiro for para mais de uma cidade dentro de um mesmo país, considerar o aluguel de automóvel para locomover entre regiões distantes. Decolar.com também vende pacotes de aluguel de veículos, em parceria com diversas empresas internacionais, podendo o carro ser pego e devolvido no mesmo local ou outro local da mesma empresa.

6) Definir lugares para visitar:

Indico livros e guias de viagens, do local escolhido. E claro, indico principalmente a INTERNET.

Hoje temos a possibilidade de: ver blogs e vídeos no youtube de pessoas que estiveram no local e contam suas experiências (indico o Canal Louco por Viagens do Youtube). Explore tudo aquilo que puder juntar e faça uma lista de locais e pontos turísticos que deseja visitar.

7) No Google: logando na conta do Google, você pode interagir com o mapa, fazer anotações, marcar estrelas, etc. Retome a lista de cada lugar que você escolheu e procure por este lugar no mapa do Google. Vai aparecer o endereço do local, fotos e website (se tiver). Vendo as fotos, dá para ter uma excelente noção se deseja realmente visitar aquele lugar. Marque o endereço na lista. Marque o mapa do Google com uma estrela.

O mapa do Google pode ter um atraso de 2 anos em relação às informações (tempo de atualização do Street View). Portanto, é importantíssimo entrar no website do estabelecimento e checar lá as informações necessárias.

8) Info dos locais - verificar se é entrada gratuita ou paga, e quanto paga. Que dias da semana o local fica aberto, se fecha em feriados, quais os horários de abertura e visitação. Se é possível reservar. Atenção aos dias de semana. Marque a informação de cada local, para depois no roteiro, encaixar cada local nos seus dias de viagens. Por exemplo, muitos museus fecham de segunda-feira. Deixa a segunda para passeios ao ar livre e públicos.

9) Se já marcou diversas estrelinhas no seu mapa do Google, vá juntando pela proximidade os locais que irá em cada dia da viagem. Vá estimando o tempo de visitação em cada local e o tempo de transporte de um lugar para o outro.

No Google, também é possível ver os trajetos e tempo que demora no transporte, seja a pé, de carro, ou outro.

10) Preste atenção em locais escolhidos que precisam de reserva prévia, pois ingressos e lugares esgotam. Eu costumo comprar ingressos antecipados da seguinte forma:

- Decolar.com - na sessão TICKETS ou INGRESSOS dá para escolher diversos passeios, comprar pelo site, imprimir o voucher. Todos os passeios que comprei até hoje no decolar.com foram cumpridos, eles trabalham com empresas parceiras de credulidade. Dá para comprar e ficar tranquilo. LEIA o voucher inteiro e se atente às regras, cada passeio tem sua peculiaridade.

Outra possibilidade - o que faço muito - é comprar direto no site do estabelecimento.

11) O roteiro não vai bater de primeira, pode ser necessário trocar coisas de lugar, de dia, horário, etc, mas para quem se dispõe a fazer isso, vale muito a pena. Eu faço porque gosto, porque economizo e porque isso me faz estudar no detalhe o local que estou indo visitar. Assim, eu já vou curtindo a viagem muito mesmo antes dela acontecer e quando chega o momento dela se realizar, é a transformação do sonho! Eu acho incrível conhecer outras culturas, ver coisas diferentes, que não vemos todos os dias, além de relaxar, curtir, aproveitar restaurantes diferentes, enfim, viajar é um mundo que se abre a nós! :) É mais que sair da rotina, é aprender!

12) Por fim, imprima tudo que planejou e todos os vouchers. Leve mapas e guias impressos separados para cada dia da viagem.

13) Chegando o dia da viagem - Avião: faça o check-in antecipado. Instale no celular o aplicativo da cia aérea do seu vôo. Isso vai poupar MUITO tempo e evitar problemas como vôos com overbook. Descubra antes com quanto tempo é possível fazer o check-in online. No Brasil, por exemplo, a Gol aceita check-in com uma semana de antecedência, a Latam, Avianca e Azul, 3 dias de antecedência. Tem que checar para cada caso.

E para finalizar, deixo aqui o roteiro da lua-de-mel em Buenos Aires, que montei quase dessa forma. Não me dediquei muito, devido planejamento do casamento. Em breve, trarei o roteiro completo 100% personalizado por mim para quase 10 cidades em Portugal.

Sobre mim
Criei este blog por puro hobby. Sou arquiteta, trabalho em uma empresa e amo meu trabalho e carreira. Sempre que for possível mostrar algo de arquitetura relacionado à minha vida pessoal, irei mostrar. Ainda desejo reformar mais meu lar e contar como fiz tudo! Me considero uma pessoa positiva e futurista, que não olha para o passado, somente sempre a frente! O que mais amo é sonhar! Realizei um grande sonho, encontrei o grande amor da minha vida! Hoje meu sonho é estar ao lado dele todos os dias e juntos conhecermos o mundo! Ter sido noiva foi uma das experiências mais encantadoras que tive na vida! Ter feito intercâmbio no Canadá foi a primeira experiência incrível da minha vida! Foi quando me abri ao mundo e agora desejo conhecê-lo todo! Quero casar todos os dias, todos os anos, amar demais, viajar demais! =) Também amo escrever e amo fotos! Por isso, o blog! 
Venho aqui dividir tudo que fiz no meu casamento (que foi simples de baixo custo) e tudo que farei nas viagens e bodas futuras!
Posts Recentes
Arquivo
Contato

Nome *

Email *

Telefone

Assunto *

Mensagem *

Obrigado! Mensagem enviada.

bottom of page