top of page

ROTEIRO / CRONOGRAMA

Vim expor meu roteiro/cronograma do meu casamento, que eu mesma montei, considerando regras do local escolhido para o meu casamento, por isso digo que cada caso é um caso e nem todas as festas são iguais. Acho bacana que isso seja feito junto com uma assessoria (eu não tive).

Observei alguns casamentos que fui antes do meu e fiz anotações, rs, tentando copiar, mas nem tudo era possível devido às tais regrinhas da chácara que aluguei. Alguns detalhes:

Determinação do período do dia: escolhi à noite, porque era o sonho e como a data foi emenda/véspera de feriado, pode ter havido pessoas que trabalharam durante o dia.

1. 18h00: Horário do convite - uma hora antes do início da cerimônia, orientado pela coordenadora da chácara, pois há histórico de pessoas que se perdem durante trajeto.

2. 18h15 - 18h45: Orquestra recepcionando os convidados, antes da cerimônia - tocadas algumas músicas intrumentais, pré-escolhidas por mim e marido, enquanto todos esperavam o início da cerimônia.

3. 19h00 - 19h30: Cerimônia - com execução da orquestra.

4. 19h30-20h: fotos, após a cerimônia, com padrinhos, no local, externas na chácara.

5. 19h30: Convidados se alocando no salão (mesma chácara da cerimônia).

6. 19h30: Início do coquetel.

Aqui tive uma característica importante no meu caso: quando fechei o pacote da chácara, eu tinha 2 opções de buffet: um jantar mais "plus" ou um jantar mais simples com coquetel. Eu escolhi o jantar com coquetel, porque eu e marido gostamos do cardápio e era bem mais barato. A única desvantagem foi o horário, mas tive que lidar com isso. A chácara/buffet tem uma imposição que é obrigatória que o coquetel dure 2h e não menos do que isso e só depois pode começar o jantar. Então eu fui obrigada a programar atividades para que essas 2h de coquetel passassem tranquilamente sem que as pessoas esperassem ansiosas pelo jantar. Fome ninguém passou, porque as opções do coquetel foram ótimas, mas eu usei as 2h do coquetel para algumas atividades. E se eu deixasse as atividades para depois do jantar, como seria a opção inicial, não iria conseguir fazer tudo que precisava na recepção do casamento. Então seguindo...

7. 19h30: DJ iniciou música ambiente.

8. 20h: já passada meia hora de coquetel com os convidados se ajeitando e conversando enquanto os noivos tiravam fotos. Então aconteceu a entrada dos noivos no salão a partir das 20h e eu e/ou o noivo fizemos um discurso breve de agradecimento.

9. 20h00 - 20h10: Fotos: brinde dos noivos + corte simbólico do bolo + padrinhos.

10. 20h10 - 20h25: Noivos e funcionários aproveitaram o coquetel.

11. 20h25 - 21h00: noivos passaram nas mesas para cumprimentar as pessoas. SIM, eu fiz isso, fiz questão e não foi chato, quiz abraçar meus convidados! Ninguém me convenceria do contrário! Sempre que eu fui convidada de casamento, aguardei ansiosa pela noiva chegar na mesa, e não quiz decepcionar ninguém em não fazer isso! Quis estar do outro lado e foi a melhor coisa que eu fiz!

12. 21h00: Exibição do vídeo de Love Story no telão.

13. 21h15 - 21h30: Momento buquê (noiva e noivo).

Pronto, com isso, eu gastei as 2hs do coquetel.

14. 21h30: Início do jantar - buffet. O buffet self service ficou à disposição até o final da festa. Noivos jantaram, fornecedores jantaram, e teve 1h de festa pra curtir conversar com quem quiséssemos.

15. 21h30: Entrega da primeira lembrancinha (medalhas de chocolate) nas mesas dos convidados.

16. 22h30: Dança do casal e início da pista de dança. O horário de encerramento da festa em contrato é 1h00 da manhã, devido lei de silêncio, ou seja, 2h30 para dançar. Foi mais que perfeito e suficiente!

17. 23h30 - 0h00: Liberação do bolo e doces.

18. 0h30: Liberação de entrega das lembrancinhas, na saída, pela recepcionista.

19. 1h00: Horário limite para fim da festa.

Como falei, cronograma foi montado para o meu caso em particular, mas pode servir de inspiração para montagem de qualquer outro cronograma, acredito que listei diversos acontecimentos de festas de casamentos em geral!

E eu montei um resumo do cronograma no cardápio de mesa para acompanhamento dos convidados.

Sobre mim
Criei este blog por puro hobby. Sou arquiteta, trabalho em uma empresa e amo meu trabalho e carreira. Sempre que for possível mostrar algo de arquitetura relacionado à minha vida pessoal, irei mostrar. Ainda desejo reformar mais meu lar e contar como fiz tudo! Me considero uma pessoa positiva e futurista, que não olha para o passado, somente sempre a frente! O que mais amo é sonhar! Realizei um grande sonho, encontrei o grande amor da minha vida! Hoje meu sonho é estar ao lado dele todos os dias e juntos conhecermos o mundo! Ter sido noiva foi uma das experiências mais encantadoras que tive na vida! Ter feito intercâmbio no Canadá foi a primeira experiência incrível da minha vida! Foi quando me abri ao mundo e agora desejo conhecê-lo todo! Quero casar todos os dias, todos os anos, amar demais, viajar demais! =) Também amo escrever e amo fotos! Por isso, o blog! 
Venho aqui dividir tudo que fiz no meu casamento (que foi simples de baixo custo) e tudo que farei nas viagens e bodas futuras!
Posts Recentes
Arquivo
Contato

Nome *

Email *

Telefone

Assunto *

Mensagem *

Obrigado! Mensagem enviada.

bottom of page