top of page

CORTEJO: PADRINHOS, MADRINHAS & DEMOISELLES

Uma das decisões que tive no meu casamento foi ter padrinhos/madrinhas + demoiselles.

Eu não segui um padrão ou regra para montar as pessoas do cortejo. Nós fizemos de acordo com as pessoas.

Do lado do noivo foram 3 casais de padrinhos (irmão e irmã com cunhados, vô e vó) + pai e boadrasta + outra vó sozinha que entraria com minha mãe + a mãe que entrou com o noivo. No dia, o vô não foi (por problema de saúde) e a vó que entraria com minha mãe também não foi (por problemas de saúde) e o pai e boadrasta chegaram depois da cerimônia (devido um infeliz assalto). A vó que foi sozinha entrou com a minha mãe, e saiu com a filha dela (mãe do noivo).

Do meu lado foram 4 casais de padrinhos (amigos e família) + meu pai comigo e minha mãe que entrou com a avó do noivo.

Na montagem inicial havia a mesma quantidade de pessoas de cada lado, mas não acho que vale a pena se estressar com isso e ficar querendo "montar casais", porque as pessoas podem recusar por N motivos (e estão no direito delas) e podem acontecer imprevistos no dia, como aconteceu no meu dia C. (Também perdi um tio que foi levado por Deus alguns meses antes do casamento, substitui por outro tio que aceitou feliz ficar no lugar). ---> Isso é motivo para ficar triste em perder alguém, não desentendimentos bobos...

Além disso, tivemos 5 demoiselles. Eu não curto a ideia de colocar crianças muito pequenas em cortejos de casamento (menos de 6 anos). EU penso que: assim como um adulto aceita ou recusa ser padrinho/madrinha, uma criança deveria ter o mesmo direito - receber um convite, aceitar e participar do momento feliz e sabendo o que está fazendo ali. Não de forma imposta por um adulto, sem nem saber o que está acontecendo. Respeito quem faz isso, mas eu não faria no meu casamento. Penso que chato deve ser para criança ela não querer fazer algo e alguém ficar empurrando "vai lá e faz isso".

Assim sendo, eu não teria crianças para colocar no casamento, não gostaria de lidar com uma criança criando problemas, e por ter mais amigas que gostaria de ter no cortejo, coloquei 5 como demoiselles.

Eu tive madrinhas solteiras e casadas e demoiselles solteiras e casadas, pois como falei, não sigo regras! Não vejo sentido em seguir regras. Acho que tradições podem ser seguidas, se do desejo de quem realiza, mas porque gosta daquilo, não porque foi imposto por alguém!

A maioria dessas pessoas foram informadas do casamento no dia do nosso noivado! Conforme fomos montando, algumas pessoas incluímos um pouco depois. Todos eles receberam um convitinho com um cartão convidando para ser padrinho/madrinha/demoiselle. Não era ainda o convite do casamento. Eu fiz isso para ser simples o convite à função, sem gastar com lembrancinha a alguém que ainda não tinha aceitado.

Hoje se eu fosse fazer de novo, reformularia os textos, rs, mas do fim de 2015 a início de 2016, esses convites ficaram assim:

Normalmente muitas noivas, quando definem cores, colocam uma cor para madrinhas e outra para as mães. Como no meu caso foi: mães/madrasta/avós, juntei todas com as madrinhas e foi uma coisa só. Escolhi para as madrinhas e mães/madrasta/avós a cor AZUL MARINHO/ESCURO.

Porém, eu exigi somente a COR, não exigi o tom exato nem o tecido nem o modelo (apenas que fosse longo).

Para os homens, pedi somente terno escuro e não padronizei gravatas (talvez hoje eu teria padronizado, acho legal sim fazer isso, se for uma cor que a pessoa possa voltar a usar depois do casamento).

Já no caso das damas adultas, que são moças da mesma idade, ou bem próximas, defini para elas CORAL.

Depois que todos já estavam avisados e haviam aceitado - por volta de 1 ano antes do casamento - que então fui atrás de fazer os convites e lembranças-presentes.

Conforme vídeo que deixo mais abaixo, a entrada foi:

1) Noivo com a mãe - música I'll be missing you do Puff Daddy

2) Pais e padrinhos - música More than words do Extreme

3) Demoiselles - música Hallo da Beyonce

4) Noiva com o pai - Clarinada da rainha + Marcha nupcial

E falando mais sobre as demoiselles, eu defini funções específicas para cada uma - criei isso do jeito que fazia sentido para mim no meu casamento, e foi:

1) Alianças (não houve entrada separada de alianças, até porque não foi igreja).

2) Votos da noiva.

3) Votos do noivo.

4) Primeira florista.

5) Segunda florista.

No vídeo dá para ver exatamente como foi! =) E depois as fotos do casamento nesse tema!

Sobre mim
Criei este blog por puro hobby. Sou arquiteta, trabalho em uma empresa e amo meu trabalho e carreira. Sempre que for possível mostrar algo de arquitetura relacionado à minha vida pessoal, irei mostrar. Ainda desejo reformar mais meu lar e contar como fiz tudo! Me considero uma pessoa positiva e futurista, que não olha para o passado, somente sempre a frente! O que mais amo é sonhar! Realizei um grande sonho, encontrei o grande amor da minha vida! Hoje meu sonho é estar ao lado dele todos os dias e juntos conhecermos o mundo! Ter sido noiva foi uma das experiências mais encantadoras que tive na vida! Ter feito intercâmbio no Canadá foi a primeira experiência incrível da minha vida! Foi quando me abri ao mundo e agora desejo conhecê-lo todo! Quero casar todos os dias, todos os anos, amar demais, viajar demais! =) Também amo escrever e amo fotos! Por isso, o blog! 
Venho aqui dividir tudo que fiz no meu casamento (que foi simples de baixo custo) e tudo que farei nas viagens e bodas futuras!
Posts Recentes
Arquivo
Contato

Nome *

Email *

Telefone

Assunto *

Mensagem *

Obrigado! Mensagem enviada.

bottom of page